Nossa história

O Parque das Cascatas

Localizado em Lajeado Grande, no município de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, o Parque das Cascatas é um dos principais destinos da serra gaúcha. Situado próximo à Rota do Sol, o Parque posiciona-se estrategicamente entre as Rotas Turísticas dos Campos de Cima da Serra, das Hortências e dos Caminhos da Neve. Uma área privilegiada de campo nativo, junto às belas paisagens do Rio Lajeado Grande.

O Parque iniciou suas atividades em agosto de 1998, contando, apenas, com uma área de camping, que, embora rústico, já agregava valores marcados por cuidados com o meio ambiente e com o desenvolvimento turístico local.

Logo, o sonho de oferecer melhores condições de apoio aos visitantes fez com que pouco a pouco surgissem as primeiras estruturas, construídas uma a uma, com carinho e particular respeito à linda natureza dos Campos de Cima da Serra.

O local onde o Parque se desenvolveu foi adquirido de proprietários de uma fábrica de celulose, promovendo atividades que, em princípio, são altamente poluidoras e degradadoras da fauna e flora. Mas das condições degradadas que deixaram a área sem vegetação ciliar e com erosões em progressão, emergiu dia a dia um espaço em transformação, um parque ecológico e de lazer que realizou o sonho dos novos proprietários de regenerar a natureza e compartilhar com os visitantes as belezas destacadas daquele refúgio natural.

Um sonho de família

O Parque das Cascatas foi o primeiro a obter o Licenciamento Ambiental, aspecto que ratifica seu efetivo compromisso com normas vigentes.

Passadas décadas, o sonho de ver a natureza triunfar sobre a ação predatória do homem, de propagar ideias de educar para a preservação continuam a pautar as ações dos proprietários do Parque.

Uma filosofia de vida

Assim, regido pela filosofia do turismo sustentável, o Parque se projetou regional e nacionalmente, recebendo turistas de todas as regiões do País e estrangeiros que visitam a região, e continuam a ser muito bem vindos.